Bom, eu poderia dizer que eu não escolhi a Estônia. A Estônia me escolheu. Literalmente.
Isto por que meu marido e eu, depois de morarmos por pouco mais de 2 anos na Irlanda, assim que voltamos para o Brasil decidimos que iríamos voltar para a Europa, cedo ou tarde.
Apesar da decisão, ao invés de incansavelmente tentarmos voltar de imediato, tratamos de recomeçar nossa vida do zero na nossa cidade, Manus.
Meu marido, que é da área de TI, passou a estudar e fazer cursos para melhor se qualificar para o mercado mundial enquanto eu iniciei meus estudos em psicologia enquanto trabalhava como professora de inglês.
Depois de 2 anos e meio, muitos desafios pessoais e profissionais para nós dois, meu marido, que sempre deixou o perfil do Linkedin na opção “aberto para oportunidades” (ou algo do tipo), recebeu uma proposta para participar de um processo seletivo em uma empresa alemã com filial em Tallinn, capital da Estônia.
Primeiro a surpresa: “Estônia???!! Onde é isso??” De início, ambos achamos que fosse trote de uma desconhecida qualquer de rede social (sério!). Mas após investigar o perfil no Linkedin da recrutadora que havia feito o convite, achamos que seria uma boa idéia aceitar participar da seleção, só para ver no que ia dar mesmo.
A empresa oferecia boas condições de trabalho, em um ambiente multicultural, incentivo financeiro à prática de esporte, ajuda de custo para a mudança de país e, claro, o visto de trabalho, que também se estenderia para mim.
Ele iniciou o processo. Foi passando pelas etapas da entrevista até a fase final e depois disso a empresa ficou cerca de 40 dias sem dar notícias e nós realmente acreditamos que nada aconteceria, que o sumiço teria sido uma maneira educada de dizer “não”. Como nossos planos de começar a procurar por vagas de emprego na Europa eram para o ano seguinte, com o “não disfarçado” da empresa seguimos nossa vida normalmente, com trabalho e estudos. Até que um dia eles retornaram o email pedindo que meu marido confirmasse a data de início. Simples assim. A correria começou e dentro de 1 mês estávamos aqui, iniciando um novo e maravilhoso ciclo de nossas vidas.
Deixe um comentário